segunda-feira, 9 de abril de 2012

Extrato da DeclaraCAo do Imposto de Renda jA estA disponIvel

Bras�lia, 09 de abril de 2012

Extrato da Declara��o do Imposto de Renda j� est� dispon�vel

O extrato da Declara��o do Imposto de Renda Pessoa F�sica/2012 j� est� dispon�vel no portal e-CAC. Para acessar � necess�rio utilizar o c�digo de acesso gerado na pr�pria p�gina da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
O acesso ao extrato permite ao contribuinte:
- Identificar eventuais pend�ncias que acarretam a reten��o da declara��o em malha e saiba como resolv�-las, mediante a apresenta��o de declara��o retificadora;
- Conferir se as quotas do IRPF est�o sendo quitadas corretamente;
- Solicitar, alterar ou cancelar d�bito autom�tico das quotas;
- Identificar e parcelar eventuais d�bitos em atraso, dentre outros servi�os.
Caso a ferramenta indique pend�ncias na declara��o, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poder� fazer sua autorregularaliza��o. Para isso, deve retificar a declara��o, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a corre��o, mais rapidamente ser� liberada a restitui��o. No caso de imposto a pagar, a corre��o dentro do prazo de entrega da declara��o evita a incid�ncia de multa de mora e juros.
Para saber como fazer a retifica��o, consulte as informa��es dispon�veis na p�gina http://www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012 , no item Declara��o/Retifica��o.
Para gerar o c�digo de acesso ao portal e-CAC, o contribuinte precisar� informar o n�mero do recibo de entrega das declara��es de imposto de renda (DIRPF) dos �ltimos dois exerc�cios.
Para acessar o extrato, o contribuinte poder� utilizar o passo a passo, dispon�vel em:
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/irpf/Passo_a_Passo_Acesso_Extrato_DIRPF.pdf