quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Receita Federal destruiu mais de 3 milhões de isqueiros em Foz do Iguaçu neste ano

PR: Receita Federal destruiu mais de 3 milhões de isqueiros em Foz do Iguaçu neste ano

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu já destruiu, neste ano, cerca de 3,1 milhões de isqueiros, o equivalente a 64 toneladas do material. Tal volume somente foi possível com a  utilização de uma máquina especialmente projetada para a atividade. 
A máquina foi planejada dentro de padrões de segurança, dotada com válvulas que separam o gás contido no isqueiro e o transmitem diretamente para cilindros, onde é feita a queima do fluido. A estrutura tem capacidade instalada para a destruição de 600 quilos de isqueiros por dia, o que corresponde a aproximadamente 30 mil unidades. Desde abril/2011, quando foi concluída a instalação, já foram destruídos 7,8 milhões de isqueiros, resultando num volume de aproximadamente 160 toneladas de material processado.
Depois de triturado, o metal é separado do plástico através de ímãs que estão fixados na parte de saída na máquina. O plástico é reciclado e vendido. A verba arrecadada é doada para entidades assistenciais.
Outras Unidades da RFB, além da própria DRF Foz do Iguaçu, utilizam essa máquina para a destruição dos respectivos estoques de isqueiros apreendidos, já que a estrutura do equipamento e os seus custos de operação são integralmente suportados pelo convênio  realizado entre a Receita Federal do Brasil e o Grupo BPG (Grupo de Proteção à Marca) ao passo que, recorrendo a outras formas de destruição (caso em que há entrega do material a empresas industriais contratadas para esse fim), as Unidades são obrigadas a desembolsar recursos de seus próprios orçamentos para a execução deste trabalho.
Cabe ressaltar que o volume de isqueiros destruídos  é resultante de inúmeras ações de  repressão ao contrabando e descaminho decorrentes da Operação Fronteira Blindada realizadas durante o ano.