quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Receita Federal intensifica combate ao contrabando e ao descaminho no porto de Vila do Conde em Barcarena

Maré Vermelha: Receita Federal intensifica combate ao contrabando e ao descaminho no porto de Vila do Conde em Barcarena

Uma denúncia sobre a entrada de cocaína no Pará, vinda do exterior, levou a Receita Federal do Brasil (RFB) a intensificar o combate ao contrabando e ao descaminho no porto alfandegado de Vila do Conde em Barcarena- PA. Cinquenta aparelhos de ar condicionado, com substância suspeita escondida em seu interior, já foram apreendidos em duas operações, que contaram, inclusive, com o auxílio de três cães farejadores, dois da Receita (Zeus e Dimon), e o Toby, da Polícia Militar do Pará.
A equipe de repressão da Receita Federal já realizou vários testes preliminares (narcoteste), que repetidamente acusaram positivo para a substância cocaína nas partes externas dos aparelhos.
Os equipamentos ainda serão periciados por órgão de perícia e polícia científica para teste oficial e conclusivo, previsto para esta terça-feira, 17. Os aparelhos só serão liberados para consumo da população depois de liberados pela perícia oficial.
Na primeira fase da ação, a equipe de análise de risco aduaneiro da Receita Federal aplicou regras de seleção de risco em 100 contêineres que desembarcaram de um navio cargueiro no porto de Vila do Conde, procedente do exterior. Desse total, seis foram selecionados para serem fiscalizados.
Procedimento de identificação de drogas
Durante o processo de fiscalização, a Receita Federal utilizou o chamado triplo controle para vistoriar a carga selecionada: inspeção visual de toda a carga; varredura com cães de faro e inspeção com aparelho de raio-X móvel, a nova arma da RFB no Porto de Vila do Conde. Trata-se de uma Van com um equipamento de raio-x de última geração utilizado para inspecionar cargas e bagagens sem a necessidade de serem abertas.
A Receita Federal também usa esse tipo de equipamento, junto com o uso o cão de faro, nos portos, aeroportos e rodovias para combater o tráfico de armas, drogas e biopirataria.
Os seis contêineres submetidos ao farejamento dos cães da Receita Federal e da Polícia Militar continham aparelhos de ar condicionado tipo split, tapetes e bobinas de plásticos para banners.
De um total aproximado de 2000 caixas que desembarcaram para serem fiscalizadas, 50 caixas foram marcadas pelos 3 cães farejadores. Todas essas caixas continham aparelhos de ar condicionado, especificamente as caixas que contém os compressores.
Participaram da operação 11 servidores da Receita Federal e mais uma equipe da Polícia Militar, auxiliados pelos cães farejadores.
Outras operações conjuntas, envolvendo equipes de repressão da Receita Federal com o apoio dos órgãos policiais, estão programadas para 2012.
A Maré Vermelha foi lançada pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, no porto do Rio de Janeiro, em março deste ano, como a maior operação contra fraudes no comercio exterior da história.