quinta-feira, 15 de março de 2012

Receita Federal e PF desmontam quadrilha que atuava no desvio de toneladas de mercadorias no Porto de Santos

Fonte SRF 

 Bras�lia, 15 de mar�o de 2012
Valor da carga desviada ultrapassa os US$ 50 milh�es; Mercadorias incluem eletr�nicos, equipamentos m�dicos, objetos de luxo e at� cartuchos de bala
Opera��o Navio Fantasma
A Receita Federal e a Pol�cia Federal deflagraram hoje (15/3) a Opera��o Navio Fantasma, com o objetivo de combater organiza��o criminosa suspeita de desviar mercadorias importadas que teriam como destino o Porto de Santos.


Participam da opera��o 60 servidores da Receita Federal e cerca de 200 policiais federais.
A opera��o partiu de uma den�ncia feita pela Alf�ndega do Porto de Santos. As investiga��es come�aram em janeiro de 2011, quando a Receita Federal detectou ind�cios de desvio de cargas importadas que chegavam ao Pa�s pelos aeroportos de S�o Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Entenda como funcionava
A maior parte das mercadorias vinha dos Estados Unidos e da China.


As cargas eram declaradas como partes e pe�as para navios atracados no Porto de Santos, por�m eram compostas por mercadorias de alto valor agregado: tablets, celulares, rel�gios e arma��es de �culos de marcas famosas, entre outras. Havia tamb�m mercadorias de importa��o controlada, como equipamentos m�dicos, r�plicas de armas e at� cartuchos de bala.


No transporte entre os aeroportos e o Porto de Santos, as cargas eram desviadas, descarregadas na cidade de S�o Paulo e distribu�das para os clientes do esquema fraudulento. Foi apurado o desvio de cerca de 220 toneladas de carga com valor estimado em mais de US$ 50 milh�es.

A Opera��o
H� ind�cios da pr�tica de diversos crimes, tais como: forma��o de quadrilha, contrabando ou descaminho, facilita��o de contrabando ou descaminho, corrup��o ativa, corrup��o passiva, inser��o de dados falsos em sistemas de informa��o e falsidade ideol�gica.


Foram cumpridos 20 mandados de pris�o, sendo cinco de servidores da Receita Federal. Tamb�m foram realizadas oito condu��es coercitivas e cumpridos 42 mandados de busca e apreens�o em resid�ncias dos investigados e empresas ligadas � organiza��o criminosa em tr�s estados: S�o Paulo, Paran� e Rio de Janeiro.


A Justi�a Federal decretou o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos, al�m da apreens�o judicial de cargas j� retidas pela Receita Federal no decorrer da investiga��o.
O Superintendente da Receita Federal em S�o Paulo participar� de entrevista coletiva �s 14h no audit�rio da superintend�ncia da Pol�cia Federal.