quinta-feira, 6 de setembro de 2012

RFB participou da Operação Ágata 5, na região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai


PR: RFB participou da Operação Ágata 5, na região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai

Operação do Exército reuniu a Receita Federal do Brasil, com ações decorrentes da Operação Fronteira Blindada (ação permanente da Receita Federal de combate ao contrabando, descaminho e pirataria, inserida no Plano Estratégico de Fronteiras do Governo).
 
Nas duas semanas de atividades da Ágata 5, o total das apreensões realizadas alcançou o valor de R$ 1,82 milhão, enquanto que nas duas semanas que antecederam a operação as apreensões totalizaram R$ 4,11 milhões, o que aponta para uma redução dos números na ordem de 55% no período.
 
Tal redução pode ser explicada pela diminuição da passagem de mercadorias descaminhadas e contrabandeadas, no período, devido ao aumento do contingente de agentes públicos (principalmente militares) destacados para as atividades.
 
Durante a operação, houve a prisão de quatro pessoas, três das quais por contrabando de medicamentos, anabolizantes e suplementos alimentares, e uma por tráfico de drogas (30 quilos de maconha). As prisões foram realizadas no posto fiscal Bom Jesus, em Medianeira. A Operação Ágata 5 foi realizada no período de 6 a 19 de agosto.
 
oa2
 
oa1
 
oa3