quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Receita Federal apreende ônibus procedente de São Paulo


RS: Receita Federal apreende ônibus procedente de São Paulo

Agentes da Divisão de Repressão ao Contrabando da Receita Federal apreenderam na manhã desta quarta-feira, 05 de setembro, dois ônibus procedentes de São Paulo/SP com mercadorias descaminhadas em Osório/RS.  Um dos veículos, com placas de Pelotas/RS, tinha como destino a cidade de Rio Grande/RS, e o outro, com placas de Porto Alegre/RS, tinha como destino a capital gaúcha.
Os ônibus foram retidos e encaminhados ao depósito da Receita Federal.  As mercadorias nacionais, com documentação fiscal  ou com a comprovação da regular importação serão devolvidas, as demais estarão sujeitas a pena de perdimento.  A estimativa da apreensão das mercadorias, em sua maioria, eletrônicos e vestuários, é de R$ 150 mil.  Os responsáveis por mercadorias estrangeiras retidas poderão ser representados juntos ao Ministério Público Federal. 
Esta ação é integrante da operação Fronteira Blindada e faz parte do planejamento anual da Direp para o ano de 2012.  O trabalho é decorrente de análises e investigações realizados pela Receita Federal onde se verificou uma mudança no fluxo do transporte de mercadorias estrangeiras.  Antes o fluxo era todo centrado no Paraguai e, atualmente, tem crescido o fluxo de mercadorias descaminhadas procedentes de São Paulo.