segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Operação Teia de Aranha - Bahia - Agosto/ 2012 - Investigação de 5 anos.


A operação cumpre quatro mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão em Salvador, na manhã desta terça-feira (14). Realizada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e a Polícia Civil, a operação Teia de Aranha investiga há cinco anos as ações de um grupo de empresas chamado Pacto Federal, acusado de fazer uso de sócios-laranjas, além de praticar sonegação de impostos e ocultação de patrimônio.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, o grupo Pacto Federal é composto por mais de 30 sociedades, entre elas a empresa Latan Venda e a Promoção de Moda Ltda, que atua no ramo de confecções e vendas de roupas femininas.
Uma nova marca denominada Spell também foi criada pela organização, que reúne mais de dez empresas que adotam a marca Spell como nome fantasia. Tanto no Grupo Pacto Federal como na Rede Spell, o controle era exercido pelo chefe da organização criminosa e pelo seu filho. 
Um empresário, o filho e o contador da organização foram presos. Eles foram identificados, respectivamente, como Altamiro Lopes, Altamir Lopes e José Silvio de Souza Santos. O gerente da loja Spell está sendo procurado pela polícia.
Os resultados da operação Teia de Aranha serão apresentados na sede da Dececap, em Piatã, por volta das 10h desta terça (14). Os acusados devem responder por crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.
Segundo a polícia, parte do golpe consistia colocar lojas em nomes de funcionários que acabavam sendo usados para ficarem com as dívidas quando as lojas fechavam e os donos continuavam com o capital para abrir outras lojas com outros nomes em também em nome de laranjas.
As investigações começaram a pouco mais de cinco anos período em que foram colhidas as provas contra os suspeitos e na manhã de hoje deflagrada a operação.