quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Consolida DIPJ 2004

Fonte SRF

RESUMO
O presente trabalho é composto pelas principais fichas da DIPJ 2004 e da Declaração do Simples agregadas em nível nacional. O conjunto total de declarantes atingiu, em 2003, o total de 2,99 milhões, tendo com receita bruta total de R$ 2,95 trilhões. Esse conjunto de dados possibilita uma visão panorâmica do cenário econômico nacional, mostrando importantes informações financeiras relativas ao desempenho das empresas no ano de 2003.

O presente relatório traz informações consolidadas das principais fichas da Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas (DIPJ) e da Declaração do SIMPLES entregues em 2004, referentes ao ano-calendário de 2003. O trabalho abrange tanto os declarantes tributáveis, assim entendidos aqueles que apresentaram declaração nos regimes do Lucro Real, Presumido, Arbitrado ou SIMPLES, como também os declarantes não tributáveis, ou seja, aqueles que, em decorrência da lei, enquadram-se com pessoas jurídicas isentas ou imunes.
O objetivo do trabalho é propiciar uma visão abrangente do universo de declarantes do IRPJ, orientando decisões gerenciais e subsidiando estudos econômicos e tributários. Os dados, apresentados de forma agregada, definem quantitativamente por regime de tributação o conjunto de declarantes, contribuintes ou não, que entregaram a DIPJ em 2004.
A estrutura do relatório, apresentada a seguir, relaciona as fichas selecionadas para a agregação. Nas tabelas consolidadas são reportados quatro campos: ITEM (descrição de cada linha consolidada), FREQ. (freqüência de preenchimento do respectivo item), VALOR (somatório, em milhões de reais, do valor preenchido em cada campo) e MÉDIA, (refere-se à média aritmética, ou seja, VALOR, em milhares de reais, dividido por FREQ). A consolidação foi feita com base em uma extração da base do IRPJ em junho de 2005, tendo sido excluídas as declarações retificadas para evitar dupla contagem.




Minha observação:
No quadro acima observe que:
a) 80,79% da Carga tributaria é pago por empresas Tributadas pelo Lucro Real,
b)   9,10 Lucro Presumido e
c)   6,12 simples Nacional.