terça-feira, 11 de junho de 2013

Receita Federal apreende celulares e milhares de medicamentos irregulares em Guarulhos

http://www.receita.fazenda.gov.br/AutomaticoSRFsinot/2013/06/10/2013_06_10_18_25_34_833803408.html

Receita Federal apreende celulares e milhares de medicamentos irregulares em Guarulhos
Al�m de n�o apresentarem nota fiscal, produtos sem registro na Anatel e na Anvisa colocam em risco a sa�de do consumidor

A Receita Federal, em opera��o conjunta com o Ibama, que tinha o objetivo de reprimir il�citos aduaneiros e ambientais, apreendeu, na noite de 9/6, telefones celulares e milhares de medicamentos irregulares na bagagem de tr�s passageiros que seguiam do aeroporto de Guarulhos, em S�o Paulo, para Recife.
Na mala de um �nico passageiro, havia 42 mil comprimidos de Pramil, rem�dio contra a impot�ncia fabricado no Paraguai. O produto, que estava escondido em buqu�s de flores artificiais, n�o tem registro na Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria � Anvisa, trazendo riscos graves � sa�de e � vida do consumidor. A carga est� avaliada em R$ 210 mil.
Outros dois passageiros transportavam o equivalente a R$ 31 mil em telefones celulares de origem estrangeira. Segundo um deles, a mercadoria teria sido comprada no centro de S�o Paulo. Os aparelhos n�o tinham documenta��o fiscal, obrigat�ria por lei.

Alerta para o consumidor
Aparelhos de telefonia m�vel devem obrigatoriamente ser homologados perante a Ag�ncia Nacional de Telecomunica��es � Anatel. A pr�tica, n�o observada pelo com�rcio irregular, traz s�rios riscos � seguran�a e � sa�de dos usu�rios, al�m de preju�zos aos servi�os de telefonia e � qualidade do sinal de telefonia. Esses aparelhos normalmente possuem baterias e carregadores n�o homologados, provocando riscos de s�rios acidentes e danos ao meio ambiente.