sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Receita divulga Relatorio Aduaneiro semestral 2013

Receita divulga Relatorio Aduaneiro semestral.

Bras�lia, 06 de agosto de 2013


O Subsecret�rio de Aduana e Rela��es Internacionais (Suari), Ernani Checcucci, apresentou, na segunda-feira dia 5, balanço semestral das atividades da Aduana do Brasil nos seis primeiros meses deste ano.

Durante esse per�odo, foram realizadas mais de 1,83 milh�o de opera��es, sendo 1,25 milh�o de despachos de importa��o e 581 mil de exporta��o. Apesar do volume, est� havendo uma melhora constante nos indicadores de fluidez do despacho aduaneiro.

Por exemplo, em junho de 2013, 84,48% do total dos despachos de importa��o registrados foram liberados pela Aduana em menos de um dia (Clique aqui para consultar a �ntegra do documento).

O relat�rio apontou que a Aduana brasileira exerce o controle da bagagem transportada em mais de 3.067 v�os internacionais (somando-se embarques e desembarques) por semana. Diariamente, a Receita avalia e libera a bagagem de aproximadamente 46 mil passageiros, somente nos aeroportos internacionais.

No primeiro semestre, a apreens�o de mercadorias, resultante principalmente da Opera��o Fronteira Blindada, nas �reas de fiscaliza��o, de repress�o e de controle sobre o com�rcio exterior somou cerca de R$ 738 milh�es.
  
Tamb�m foi registrado crescimento de 103% no valor das apreens�es de cigarros em rela��o ao mesmo per�odo do ano passado, foram mais de 83 milh�es de ma�os de cigarros apreendidos, o que corresponde a mais de 1,67 bilh�es de cigarros ilegais retirados de circula��o. 

A fiscaliza��o aduaneira em zona secund�ria (fora das �reas de portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados) concluiu 655 a��es fiscais, sendo que 91% dessas a��es fiscais foram conclu�das com resultado. O Subsecret�rio ressaltou que "estamos melhorando nossa efic�cia na zona secund�ria, tamb�m decorrente do processo de gerenciamento de riscos. Estamos com maior agilidade na zona prim�ria e fortalecendo a fiscaliza��o a posteriori". A estrat�gia encontra-se em conson�ncia com o Plano Estrat�gico de Fronteiras (PEF) do Governo Federal.
Outras not�cias sobre as opera��es realizadas pela Receita federal poder�o ser encontradas atrav�s do site Fronteira Blindada: