quarta-feira, 18 de novembro de 2015

: Estoque físico não verificado:

Alguns casos de auditoria que estou dividindo para multiplicação de experiências:


TITULO: Estoque físico não verificado:

Em testes que fiz em diversas empresas, notei um “PILOTO AUTOMÁTICO” de comportamentos, tanto de auditores, como de funcionários responsáveis, técnicos habilitados, diretorias... Este exemplo é ótimo.

Imaginemos um estoque ?
Uma empresa de grãos, não foi minha auditoria, mas teve divulgação na época em poucos noticiários.    A auditoria feita tomou como base os lançamentos contábeis, balancetes e balanços, provavelmente em nenhum momento houve um teste de estoque.
Pergunta ? Como assim ? Se o principal produto era estoque de grãos com um agravante de cultura única, por que nenhum auditor foi verificar o estoque físico ?
Moral da historia – A empresa adquiriu um credito bancário, lançou ações na bolsa e não teve condição de honrar compromissos, já que o estoque de grãos não era real.
Pergunta ? Como assim ? Uma empresa lança ações na bolsa de valores e ninguém dos órgãos responsáveis por validar a classificação da empresa nos procedimentos para lançamento de ações novas verificou os estoques físicos ?
Sem Pergunta, apenas comentário: Todo banco só empresta dinheiro com garantia real, então, provavelmente este banco tinha bens moveis e/ ou imóveis desembaraçados da empresa solicitante do credito bancário prontos para executar judicialmente em caso de inadimplência.

Dica; Não adianta ter um plano de testes de auditoria se o principal é uma amostragem de qualidade.
Nunca me prendi aos testes em seqüência, quando eu me deparava com uma duvida crucial como este exemplo.
Solicitava pra fazer um teste de amostragem.   Sem o teste autorizado, comunicava que seria lançado no relatório final que o teste de amostragem não foi feito, prejudicando a real compreensão dos serviços de auditoria.


Ou se faz um serviço completo, ou não se faz nada.