sábado, 28 de novembro de 2015

Contratos fraudulentos:

Alguns casos de auditoria que estou dividindo para multiplicação de experiências:


TITULO: Contratos fraudulentos:

Apontei em um relatório o parágrafo “indícios de lavagem de dinheiro”

Tem que ter coragem pra escrever isso em relatório ? Não, tem que conhecer muitas leis (tributaria, código civil, código penal, código comercial, trabalhistas, societárias, ...) números, contratos, e TER PROVAS.

Ainda bem que o relatório seguiu na integra para o cliente, pois do contrario eu saberia com que tipos de pessoas eu estaria lidando e poderia sair fora mais cedo.

Minha área tributaria não se restringe a lançamentos contábeis, classificação contábil, balanços e balancetes, eu vasculho cada contrato, cada valor, cada lógica de parâmetros de mercado.

Então pelo balancete anual verifico os maiores valores primeiro e se destacam como se fosse fogo.
Em seguida verifico os contratos de fornecedores e as lógicas de mercado, exemplo super faturamento, falta de detalhes, ...

Ao apontar em relatório de auditoria tributaria que os valores não eram condizentes com a realidade do mercado assim como a falta de transparência, ou seja, o contrato era genérico em todos os aspectos, não detalhava quantidades, valores por itens, ...

No mesmo relatório onde apontamos os erros, sugerimos os acertos.
Auditoria não obriga, apenas orienta.
O cliente, como de praxe foi orientado a melhorar vários aspectos do contrato.
O contrato foi melhorado, mas os valores continuaram altos.
No caso de valores altos, o mercado é de livre concorrência e no meu ver não teria justificativa dos valores continuarem altos.

Participei da auditoria tributaria nesta empresa por uns 2 anos e desmotivado a apontar tantos erros nos mesmos parâmetros, me desliguei do trabalho deste cliente que pra mim não parecia fazer sentido.

Alguns anos depois do meu desligamento, a empresa (cliente) saiu em noticiários de grande repercussão, acusada por escândalo de lavagem de dinheiro, ... Não foi por falta de relatório de auditoria tributaria.
O cliente na figura de seu presidente na época, mencionou como resposta que seu balanço era auditado (obrigação legal no caso deste cliente, não era opcional) e que não existiam apontamentos pela Auditoria de Balanços, sobre o caso em questão.

Existiam duas auditorias prestando serviço neste cliente: Auditoria de Balanço (uma empresa grande – como de praxe) e Auditoria Tributaria (pequena como varias onde eu estava)

A empresa de Auditoria de Balanço parece que faz um serviço de praxe e não se atem a contratos.  Tive acesso aos relatórios dos Balanços dos exercícios anteriores e não existiam apontamentos sobre os contratos que mencionei.

Ou se faz um serviço completo, ou não se faz nada.